Bienvenidos!

Meus queridos,
esse cantinho é para poder compartilhar um pouco da minha experiência por lá... =) Besos!




Sobre a universidade

domingo, 27 de janeiro de 2013

Bueno,
segunda semana de aula, agora tive "aula, aula", porque na primeira semana foi mais apresentações, e informações da cadeira... 
Não tem como não comparar com a Puc de Porto Alegre, aqui é bem menor, até porque a cidade é menor, não é tão informatizado, são poucos prédios e poucas salas de aula. 
A biblioteca é bem bacana, tem os computadores para pesquisar os livros, uma salinha para imprimir, e as maquinas de xerox. 
Aqui não tem as salas de xerox nos prédios como aí, nem mesmo os professores tem as pastas para pegar os textos. Ou pega-se o livro na biblioteca, ou na própria biblioteca tem as maquinas e tu mesmo tira a copia do livro, coloca-se  moedas na máquina, cada copia é 5 centavos. 
E por falar em textos, não temos as leituras dos textos para fazer em casa para discutir nas aulas.. é uma aula totalmente expositiva, o professor pega um livro  e fica falando.. claro que a galera participa, eles perguntam as coisas, sempre perguntam e puxam a discussão.. eu sou metida e falo, mas é um puco diferente...de todas aulas que eu tive, todos professores ditam os conceitos, parece escola..
Nas minhas aulas, todas são mescladas, não tenho aula com uma turma de ciências sociais, tem o pessoal da criminologia, psicologia, trabalho social (serviço social), relações internacionais, história...acho que talvez por isso o debate é diferente, são visões e áreas diferentes, por um lado isso é muito interessante.

O setor de relações internacionais é muito bom, são muito atenciosos, e me ajudam no que eu precisar, apesar de ser um setor novo, eles estão fazendo um ótimo trabalho com os intercambistas.

O "RU" não é barato como ai, é um restaurante normal, a galera deve gastar mais, não tem muitos bares, e o engraçado é que tem maquinas de refrigerante e "porcarias" (doces, salgadinhos, balas..) por tudo, mas dispenso isso, ainda mais que moro bem pertinho e posso almoçar em casa :). 

Uma coisa legal é que tem o "ginásio" o centro esportivo, a academia é de garça para os estudantes, só precisa usar a camisa da universidade, tem piscina, e uma pista ótima para correr e uns aparelhos mais de atletismo, porque aqui tem muitas competições de atletismo, esportes também, tem uma galera que se puxa muito, se vê muito pelo campus.
No geral, é bem bonito, tem bastante verde como na Puc dai, claro que tem coisas diferentes, mas universidade é universidade em qualquer lugar.

Em relação as aulas, a dinâmica é um pouco diferente, nas salas de aula tem aquelas cadeiras que já vem a mesinha de lado grudada, fileiras "indianas" tu não senta ao lado de ninguém, é um atrás do outro... e o mais "estranho" é que tem tipo um púlpito na frente, o Professor fica lá na frente em pé na frente do púlpito .. claro que alguns dão uma circulada, mas inicia-se a aula cada um no seu espaço... a chamada sempre circula pela sala todo dia para assinarmos, eles são bem rígidos nesse ponto... sim, não tem como não lembrar do Foucault.. quando eu entrei na sala e vi as cadeiras em fileiras e toda dinâmica, pensei, nossa, aquela tal vigilância constante..sempre tem alguma coisa meio americana, sei lá... tá, não vou ficar viajando nisso, pensei.. mas fico em constante observação de tudo a minha volta, porque tudo é novo pra mim aqui.

Confesso que fiquei um pouco desconfortável nos primeiros dias.. (claro, tem o lance, de ser nova, não conhecer ninguém, outro lugar, outra cultura, outra galera.. enfim,outra dinâmica..) mas tenho bons professores, e já fiz amizades, tenho alguns colegas bem bacanas! :)

Segue algumas fotos que tirei do campus...







Essa tirei na primeira semana


Esses painéis estão no térreo da biblioteca, com alguns objetos indígenas.






Queridos amigos Evelyn e Gerardo, ambos fizeram intercâmbio na Brasil na nossa Puc, uns amores =)


Minha carteirinha =)






0 comentários:

Postar um comentário