Bienvenidos!

Meus queridos,
esse cantinho é para poder compartilhar um pouco da minha experiência por lá... =) Besos!




De volta a ilha... MESTRADO

sábado, 10 de janeiro de 2015

Depois de 1 ano e meio retorno a essa bela ilha..

Porém, com um novo propósito, o mestrado! Só que agora em outra cidade, sem vínculo com a universidade e com a metade do tempo...

Depois de cursar 1 semestre na PUCPR em Ponce no primeiro semestre de 2013, volto para ilha para seguir minha pesquisa agora que completo meu primeiro ano de mestrado.
Fico muito feliz e emocionada de ter a oportunidade de regressar a ilha que me acolheu tão bem, onde conheci muitas pessoas e fiz muitos amigos...lugar que me proporcionou uma imersão na cultura borícua e com a qual, pude realizar minha monografia de TCC como a maioria sabe...

Dito isso, não custa reforçar o quanto sou grata pela minha família que tanto me apoia e fez com que esse projeto virasse realidade, gratidão! 
Pois, embora seja bolsista pela CAPES, não tenho nenhum outro auxilio de bolsa para essa viagem com duração de 3 meses para realizar meu trabalho de campo. 
É pouco tempo sim, mas terei de fazer o máximo que posso para colher dados, falar com as pessoas, observar, fotografar, fazer entrevistas, etc. Pouco tempo, mas o necessário e isso resultou em organizar muitas coisas antes de vir mas com bem menos tempo pois esse mestrado é corrido e me toma tempo... bem,  passagens caras, seguro saúde, visto, dólar alto, etc. bem ruim :(  Mas tudo isso que é necessário e não tem muito que fazer, é fazer e ponto. Sem ajuda dos meus pais, não seria possível, mais uma vez obrigada!

Cheguei dia 31 de dezembro, e vi a passagem de ano aqui, foi lindo de mais e fiquei super feliz!!! :)
Depois de passar os primeiros dias já comecei dando os primeiros passos para me organizar, conseguir contatos, etc. Ainda estou me adaptando, não vivo na mesma cidade, estou na capital agora, e isso modifica muitas coisas em relação a dinâmica da cidade... 
Se por um lado antes vivia numa cidade (no outro intercâmbio) que praticamente não havia trasporte público, porém lá eu me movimentada de bicicleta e a pé, e era super tranquilo...aqui em San Juan, é mais frenético, praticamente não tem como andar de bicicleta (e eu não sou louca de ir para auto-pista que é perigosíssima, e ninguém anda), mas sim, tem transporte público e parece que funciona, ainda estou me informando.

Antes eu achava que as pessoas não caminhavam muito pelas ruas em Ponce, agora vi que aqui é pior ainda, carro, carro carro e carro... isso me incomodou no começo e me senti um pouco presa, um pouco como na outra vez, porque não tenho carro em Porto Alegre e não deixo de fazer nada por isso...aqui é diferente!
Bueno, como essa primeira semana foi pós ano novo, feriado aqui de Dia de Reis, não tive muita oportunidade de já sair engrenando algo da pesquisa. Até porque, descobri que aqui tem o Natal mais longo do mundo, heheheh tem comemorações até o fim do mês, mas de fato, é semana que vem que iniciam as aulas nas universidades.
Nesse sentido foi bom para ler e fazer contatos importantes, pois quando cheguei aqui, não fazia ideia de onde começar e com quem falar... 

Esse começo é um pouco difícil mas logo engrena, até porque o tempo passa rápido e não posso desperdiçar tempo aqui. Então, semana que vem começo a me aventurar pela cidade, já sei que tem ônibus e metrô (pequeno, mas que posso ir a locais importantes), tem uma parada de bus em frente da minha casa, e o metro é a 3 quadras daqui. 
Preciso ir a universidade me apresentar para os responsáveis pelo núcleo de pesquisa de ciências sociais da pós graduação, com os quais já havia contatado previamente por e-mail  falando de minha intenção, pesquisa, etc., e mesmo sem ter aulas, sei que poderão me auxiliar em muitas questões, e assim, espero poder ir alguns dias da semana, estar em contato com os professores, ter a disponibilidade de usar a biblioteca, etc.
Fiz um outro contato super bom com um irmão de um amigo, ele é jornalista e conhece muitas pessoas, e como o enfoque da minha pesquisa mudou, e agora entrarei em contato com  as pessoas mais pobres da ilha que vivem em comunidades, ou nas casas populares e recebem auxilio do governo etc. necessitava de alguém que me ajudasse a entrar nesses lugares....  
Foi então que descobri por esse amigo, Gabriel, que implementaram aqui um projeto similar ao nosso orçamento participativo, que aqui se chama "Presupuesto Participativo", ele me falou mais ou menos como funcionava e que recém implementaram. O bom foi que ele pegou meu contato, já se comunicou com um dos responsáveis e já me deu o nome e telefone dessa pessoa e a porta aberta para me inteirar sobre isso, e assim, poderei ter contato direto com as comunidades, o que será riquíssimo.
Isso me deu um "gás" e fiquei super motivada para começar logo minhas saídas a campo, já tenho um norte e sei por onde começar, e no mais seguir lendo muitoooo paralelo e mãos a obra!

Semana que vem conto como foram meus primeiros passos! :)


Resolvi voltar a escrever aqui para ter tudo isso registrado e manter contato!! 
Beijos a tod@s!! :)


1 comentários:

Mãe da Mila disse...

Infelismente a dona do blog veio a falecer. a minha filhinha querida!

Postar um comentário